Sobre o curso
Temos observado o acesso ao judiciário, com uma quantidade de ações sem precedentes em nossa história, por conta da recente decisão do STF sobre a “não inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS”.
Entendemos que a recuperação dos valores recolhidos indevidamente vai muito além dos valores demonstrados com base na apuração mensal dos tributos.
O programa proposto constrói todo esse encadeamento necessário para a compreensão dos reflexos oriundos da decisão, a construção do novo modelo de formação de preços e a inevitável constatação das diferenças recuperáveis, com repercussão em vários outros tributos: ICMS, ISS, IPI, IRPJ, CSLL, ICMS-ST e CPP).
Reflexos da decisão do STF sobre “não inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS”
A compreensão dos requisitos e questões tributárias atinentes ao processo de formação dos preços é de importância vital para a gestão e sobrevivência dos negócios e atinge todas as áreas da corporação: contábil, fiscal, jurídica, comercial, tecnologia da informação, compras, produção e faturamento.
A recente decisão do STF (15mar17) sobre a não inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS altera significativamente os procedimentos com reflexos inevitáveis, igualmente, sobre todas as áreas de negócios empresariais.
Transformar todas essas questões em números e demonstrativos que expressem com segurança os rumos dos negócios é o propósito deste treinamento.
Para este curso, disponibilizaremos aos participantes o SIMOP, simulador de operações, desenvolvido em planilha eletrônica Excel, para a realização de todos os exercícios e estudos de casos propostos, bem como para a elaboração dos demonstrativos dos valores a recuperar nos processos judiciais, novos ou em curso
Consideramos importante, que se possível, os participantes tragam notebook ou tablet, que permitam o acesso a arquivos Excel.
“Base de cálculo de todos os tributos tem de ser revista”
Ministra Cármem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), em 17/03/2017 ao Valor Econômico
Com a decisão, de acordo com a ministra, a União terá agora que rever a base de cálculo de todos os tributos. Ela lembrou que a legislação é clara: a base de cálculo é só o faturamento da empresa.
Objetivo e Público-alvo
Aparelhar os participantes de instrumentos que possibilitem a formação dos preços das mercadorias e serviços, a partir da legislação tributária brasileira em consonância com os demonstrativos contábeis, de forma simples e de fácil compreensão, na sistemática atual e nas alterações advindas da recente decisão do STF sobre a não inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS.
Curso voltado a rofissionais de gestão na área de vendas, compras, contábil/fiscal, jurídico tributário, faturamento e tecnologia da informação.
Programa
- Questões fundamentais
- O demonstrativo de resultados contábil conforme o DL 1.598/77
- Tributos não cumulativos, lançamento por homologação e conta gráfica
- Regimes de tributação e recuperação de tributos (LR/LP/SN)
- Formação dos preços das mercadorias e serviços na sistemática atual
- EC 87/2015 e CONVÊNIO ICMS 93/2015
- Resolução SF nº 13/2012
- Substituição tributária
- Formação dos preços das mercadorias e serviços na nova sistemática em decorrência da decisão do STF sobre a não inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS
- Recuperações tributárias e Reflexos na gestão dos negócios
- PIS e COFINS - lucro real, lucro presumido e SN
- ICMS - lucro real, lucro presumido e SN
- IPI - lucro real, lucro presumido e SN
- IRPJ e CSLL - lucro presumido e SN
- CPP – SN
- ICMS ST
- Reflexos nos preços de venda dos produtos, mercadorias e serviços na nova sistemática
- Reflexos nos preços de compra dos insumos na nova sistemática
Ministrante: Sérgio Juskow
- Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIVALI – Univ. do Vale do Itajaí (1984),
- Bacharel em Direito pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina (2012),
- Mestrando em Inteligência Organizacional pela UFSC–Universidade Federal de SC,
- Pós Graduando do Curso de Especialização em Direito Tributário pelo IBET (2013),
- Consultor de Empresas em Planejamento Tributário e Lucratividade,
- Desenvolvedor e ministrante dos cursos:
- Importação Própria e Importação por Conta e Ordem e Importação por Encomenda - custo, preço, tributação e benefícios fiscais;
- Importação via Tradeing
- Importação Própria e Importação Encomenda
- Benefícios Fiscais no Âmbito do ICMS em SC
- Benefícios Fiscais no Âmbito do ICMS em GO
- PIS e COFINS recuperação;